Sem categoria

Dicas de SEO para melhorar o seu rankeamento no Google

Por equipe MyChat, 27 de junho de 2018

SEO, ou Search Engine Optimization, é um conjunto de técnicas que se propõe a otimizar o seu conteúdo de forma a obter melhores resultados orgânicos no Google.

Uma das ferramentas mais populares de marketing digital é o SEO e a razão é simples: só é cobiçado aquilo que é visto. Na era digital, ter o seu conteúdo no topo das buscas do Google equivale à um imóvel extremamente bem localizado.

Existem duas formas de fazer com o que o seu conteúdo seja visto no topo das buscas: através de anúncios pagos, ou organicamente. O SEO se propõe a melhorar a visibilidade do seu site sem o custo cada vez crescente dos anúncios.

Apesar de ser amplamente discutido, SEO é algo altamente técnico. Existem muitos fatores de influência para conseguir destaque (mais de 200, de acordo com o Google) e é difícil saber, com certeza, o que você precisa fazer para obter os melhores resultados.

Embora seja difícil entender todos os elementos – principalmente porque o próprio Google revela muito pouco sobre como eles classificam os resultados, existem algumas coisas simples que você pode fazer para garantir que você esteja maximizando as oportunidades de SEO para seu site.

Responda as perguntas do público

O primeiro passo para criar sua estratégia de SEO é considerar que as pessoas vão ao Google com questões muito específicas em mente. A página que responder melhor a pergunta feita pelo visitante, é a que o Google quer dar destaque.

Por isso, é importante identificar quais são as perguntas que as pessoas fazem relacionadas aos seus produtos e serviços. Sua equipe provavelmente conhece muitas dessas dúvidas, principalmente aqueles que lidam diretamente com seus clientes, e vale a pena investigar detalhadamente para garantir que o conteúdo em seu site responda diretamente a essas consultas.

Use palavras-chave

Os algoritmos do Google evoluíram significativamente ao longo dos anos, mas eles ainda contam com palavras-chave para garantir que as pessoas possam encontrar o que procuram.

Embora as pessoas estejam fazendo perguntas específicas, você também precisa saber quais palavras-chave eles usam e garantir que elas estejam incluídas em suas postagens.

Apesar de serem extremamente importantes, você não deve forçá-las, pois a experiência do usuário é sempre mais importante do que palavras-chave, então, é necessário que elas se encaixem no conteúdo de forma natural.

Invista em marketing de conteúdo

Outro fator de influência com uma importância crescente no Google é o conteúdo. Não basta inserir palavras-chave se elas não são condizentes com o conteúdo do seu site, ou copiar conteúdo dos concorrentes, ambas ações são penalizadas pelo buscador.

A qualidade do conteúdo é, portanto, um dos crivos utilizados pelo Google para o rankeamento, uma vez que seu principal objetivo é entregar resultados de busca relevantes para os usuários. Então, você sempre deve analisar se o seu conteúdo é original, relevante e diretamente relacionado com as suas palavras-chave.

Compartilhe seu conteúdo

Depois de criar seu conteúdo otimizado, você precisa obter os chamados backlinks – links de outros sites relevantes para o mecanismo de busca.

Por exemplo, se houvesse um artigo no site do G1 que fosse vinculado ao seu site, isso daria ao seu site uma autoridade significativamente maior, porque o G1 é um dos maiores sites de notícias Brasil.

É como se alguém notável estivesse fazendo propaganda da sua marca na TV – a consciência e a confiança aumentam porque essa pessoa é uma figura proeminente. Os backlinks funcionam de forma semelhante.

Obter backlinks não é fácil, principalmente porque depois das últimas atualizações do Google, somente links de qualidade e relacionados com o conteúdo linkado são considerados.

Você pode conseguir links compartilhando suas postagens para pessoas em sua lista de e-mail ou em mídias sociais. Se o seu conteúdo é bom e isso ajuda, essas pessoas vão compartilhá-lo com os outros, aumentando o tráfego, ao mesmo tempo que aumenta suas chances de obter backlinks de outros sites.

Você conseguiu chegar a primeira página do Google! E agora?

É preciso promover o relacionamento, garantir que aquele cliente irá comprar, voltar e indicar o seu produto ou serviço. Para isso é necessário investir em ferramentas de fortalecimento da sua marca e relacionamento com o cliente.

Em todos os casos, a melhor estratégia é contar com a ajuda de profissionais que conhecem as melhores práticas do mercado.

Agora que você já sabe quais são os primeiros passos para traçar uma estratégia de SEO eficiente, é hora de pensar na experiência dos seus visitantes no seu site. Visite o nosso site mychatbrasil.com e entenda como transformamos o seu tráfego em clientes, fortalecemos a sua marca e geramos preciosos insights sobre o comportamento dos seus consumidores.

Compartilhar no: Facebook / Twitter / Linkedin

+
  • pressione enter