Sem categoria

Ferramentas incríveis para aumentar a sua geração de leads

Por equipe MyChat, 27 de junho de 2018

Se você tem uma pequena empresa ou startup, provavelmente seu orçamento de marketing é pequeno ou inexistente, pois essa é a realidade da maioria das pequenas empresas.

No entanto, independente do porte da sua empresa, você precisa estar constantemente atraindo potenciais clientes para continuar no mercado. Para conseguir sucesso é necessário cada vez mais otimizar seus recursos para garantir resultados.

Pensando nisso, fizemos esse artigo para mostrar algumas técnicas simples e de baixo custo que podem ajudar a conseguir potenciais clientes de forma rápida e eficiente.

O que são leads e porque se fala tanto deles no marketing digital?

Antes de explicar as técnicas para capturar leads qualificadas, vamos ao conceito da buzzword lead. De forma simples e direta, um lead é uma informação de um contato que tem interesse no produto ou serviço que você oferece.

A maioria das empresas trabalha a captura de lead através de páginas específicas ou do próprio site. Ou seja, se você atrair um usuário para uma página e nela você convencer de que ele precisa entrar em contato com você, já é um bom caminho andado para aquela pessoa se tornar um consumidor.

Nós da MyChat consideramos um lead o nome, email e/ou telefone deixado no chat por um visitante que entrou no seu site e demonstrou interesse no seu produto ou serviço.

Alguns chamariam isto de “lead qualificado“, enquanto outros chamam apenas de “lead“. Muitos definem que apenas o ato de entrar em contato com a empresa não se caracteriza como um lead, pois nem sempre a pessoa está realmente interessada em serviço ou produto, talvez procure apenas por informações.

E porque é um bom negócio externalizar o serviço de “geração de leads”?

Uma tendência de grande sucesso tanto no exterior quanto no Brasil é a venda de leads como um negócio. Através de diferentes técnicas, utilizando conteúdo, serviços, softwares, as empresas se propõe a ao invés de te ajudar somente a atrair clientes, cobrar diretamente pelos contatos dos clientes que você vai receber.

O sucesso dessa estratégia se deve por ser algo vantajoso tanto para a empresa quanto para o fornecedor. A vantagem para as empresas se deve a dois motivos principais: o fornecedor é obrigado a prestar um bom serviço, usando todo o seu conhecimento em marketing digital para conseguir gerar leads qualificados, ou contatos que o cliente sinta que está pagando um valor justo; além disso o ROI (retorno sob o capital investido) é bem mais claro e o payback é muito mais rápido.

A lógica por trás da comercialização de leads é simples: o valor total de leads necessárias para gerar um cliente deve ser inferior ao lucro obtido com esse cliente. Ou seja, se você pagou R$30 para conseguir o contato de três leads que te renderam 1 novo cliente e o lucro que esse cliente te proporcionar for maior que R$30 você fez um bom negócio.

E quais são as principais ferramentas utilizadas para a geração de leads?

Newsletter

Este tipo de conteúdo consiste na oferta de e-mails. Geralmente é um trabalho automatizado onde os Leads convertidos entram um Fluxo de Automação de e-mails. A partir daí, esses visitantes passam a receber o que há de novo no seu site (novos produtos, serviços etc.). Você também pode enviar dicas rápidas, principalmente se você oferece um serviço e não um produto. A ideia é usar o know-how que você já tem.

E-books

Uma das alternativas mais usadas para a captação de Leads é através de e-books. As empresas disponibilizam informações sobre um tema que já possuem know-how e compartilham essas informações de forma detalhada. Em troca da disponibilização desse conteúdo, o visitante deve preencher um cadastro onde deixará suas informações de contato.

Blog

Outra forma de capturar leads usando o marketing de conteúdo é através do blog. Quando alguém acessar seu blog, para aprender, você utilizará a captação de leads para gerar mais tráfego qualificado para seu blog e consequentemente mais vendas.

Quiz

O quiz é uma alternativa eficiente para a geração de leads. É uma técnica de dificuldade baixa e que pode gerar resultados satisfatórios para a sua empresa.

Além de pensar em um Quiz atrativo para capturar o lead do seu visitante, vale a pena incentivar o usuário a compartilhar o resultado com a sua rede de contatos e assim aumentar o seu alcance.

Chat

Para finalizar, claro que um bom atendimento, rápido, humanizado e que solucione dúvidas e problemas não pode ficar de fora da sua estratégia.

O serviço da MyChat garante a captação de leads qualificadas ao interagir com o seu visitante e capturar informações que garantem que o visitante possui o perfil que você considera como um lead de qualidade.

Compartilhar no: Facebook / Twitter / Linkedin

+
  • pressione enter